0
0 In Cozinha/ Dicas/ Top

Saúde | Pitaia

Pitaia Pitaya

Sempre amei cactos. São mais fáceis de cuidar, resistentes à Rebeca – quer dizer, quase todos, eu ja matei um cacto com muita água frown -.

Tanto amor, que acabamos de comprar um cacto bem grandinho pra nossa casa… [aff essa é a parte mais cara da mudança no apê, a decoração, credo].

Talvez por esse amor por cactos que uma das minhas frutas preferidas teria que vir de um deles, rs. 

Pitaia ou Pitaya, nesce do Cactos epifitos e é conhecida como a fruta do dragão, por causa das escamas e o aspecto que lembra a couraça.  

Benefícios

Pasmem, ela é super a fruta do emagrecimento, porque além de não conter muitas calorias, ela tem uma ação termogênica que estimula a queima pelo metabolismo, ajudando a eliminar gorduras e controlar o apetite. Além disso (e já poderíamos até parar por aí) seus benefícios vão além:

  •  A casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes e protegem as células
  • Ajudam na digestão por causa das sementes na polpa
  • Ajudam a diminuir a presença de colesterol ruim na corrente sanguínea e auxiliam  na redução da pressão arterial
  • Combatem doenças cardiovasculares, já que as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3
  • Ajudam a regular o intestino pois tem oligossacarídeos

Partiu pitaia?

Tipos

Existem três tipos. O com casca amarela e interior branco, o com casca rosa e interior branco e o com casca rosa e interior rosa. Eu só posso dizer pela rosa com interior branco, a única que provei (amei) e achei à venda com mais facilidade.

Pitaia três tipos

Como comprar

Na hora de escolher a fruta na bancada, opte por aquela que apresentar casca bem rosada (no caso das casacas rosas, lógico), uniforme e macia. Não comprem caso esteja mesclada (verde ou amarelada, no caso das rosas), quer dizer que passou do ponto e vai estar sem doce algum.

O lado ruim é que fora de época (como agora) ela está com o preço nas alturas porque seu natural é final de dezembro. Maaas há coisas que o preço não é o principal motivador.

Receitinhas

—— Pra não ouvir que fiz um post incompleto, trago até 3 ideias (mara!) de receitinhas para aproveitar sua pitaia ——

1. salada

Corte em cubos e lance com as folhagens que preferir, eu gosto de Alface americana, rúcula, agrião e repolho roxo… fica top demais! O tempero misturo, vinagre e azeite, com uma pitada de pimenta pra dar aquele UP.

2. sorvete

Coloque 2 xíc de polpa, 4 claras em neve, 1 xic de creme de leite light e adoçante a gosto (eu prefiro sucralose porque tem menos gosto de adoçante, rs), tudo bem misturado numa numa tigela e tampe. Leve ao congelador por pelo menos 2h para descanso e apuração. Depois retire, bata na batedeira até uma massa bem homogênea e congele por mais 2h. Prontinho.

3. suco detox

Para cada pitaia, bata 250ml de água de coco, 1 haste de salsão, 1 pedaço pequeno de gengibre (no meu gosto beeem pequeno), suco puro de 1/2 limão e folhas de hortelã, tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo e beba sem coar.

 

Agora você olha pra essa fruta estranha de outro jeito, não?

#beijotchau

wink

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply